As diversas faces do chá
No século VIII, na China, o chá era um entretenimento chique. No Japão, século XV, se transformou em religião o "Chaísmo", com culto diário ao belo, em meio às dificuldades e cenários ruins da época.
No século XVIII, os trabalhadores das novas fábricas usavam o chá para melhorar o desempenho no trabalho. Já que, originalmente, a cerveja era a bebida oferecida com essa finalidade, mas descobriram que o chá não entorpece a mente e, graças à ação da cafeína, deixava-os mais atentos e dispostos. E ainda, havia outro benefício singular, pois o chá era capaz de protegê-los contra infecções por bactérias ou outras doenças transmitidas pela ingestão de água contaminada, já que para o preparo do chá era necessário ferver (ou quase ferver) a água.
Lembra que já conversamos sobre a ação estimulante da cafeína nosso organismo, mas que o consumo elevado pode causar ansiedade, agitação, tremores, irritabilidade, dor de cabeça, insônia, distúrbios sensoriais, problemas cardiovasculares e problemas gastrointestinais, devido a cafeína ser ácida, levando a gastrites e úlceras no estômago.
E agora não posso mais consumir chá?
É aí que o chá entra com muita classe, porque ele possui uma substância que pode controlar os efeitos da cafeína e ainda te manter alerta! Isso é sensacional para quem precisa ter energia e concentração, sem ter efeitos de ansiedade ou agitação junto!
É a L-teanina, um aminoácido da Camellia sinensis que consegue aumentar a produção da serotonina e dopamina, produzindo aquela sensação deliciosa de relaxamento, neutralizando a ação da cafeína, mas sem perder o estado de alerta.
Alguns estudos também apontam que a L-teanina tem algum efeito sobre a redução do LDL (colesterol) e redução dos sintomas de TPM, sem efeitos colaterais.
Mas vale lembrar que podemos chamar de chá somente aqueles que contém a planta Camellia sinensis, os demais "chás" de ervas, frutas ou frutos, são na verdade as infusões ou tisanas. Então esse benefício da L-teanina só será encontrado nos chás: branco; verde; preto; oolong ou Pu-erh.
Claro que outras infusões também podem causar o relaxamento, mas isso fica para outra história…