29/06/2022

Inverno chegou! E o que temos de bom para fazer?

Chegamos na estação do inverno e que estação polêmica… ou você ama ou você odeia! Ah! E sempre tem os simpatizantes também para se juntar a galera que curte um friozinho, nem que seja só por um final de semana, né?

 

E tem também todo o enredo de se agasalhar, evitar locais fechados, não sair com cabelo molhado, tomar uma sopa ou um caldo cremoso e, claro, uma bebida quente!

 

Você já prestou atenção no quanto a sua temperatura corporal e do seu ambiente interferem nas suas sensações, pensamentos e comportamentos? É o famoso: conforto térmico e ele pode ser atingido com roupas, cobertas, local aconchegante, alimentos e bebidas que ajudam seu corpo a produzir e reter o calor. Ah, claro!! Não poderia deixar de citar um abraço quentinho, ele também conta!

 

Cada um tem o seu ritual de inverno, que vai lhe garantir o conforto térmico e o aconchego com os parceiros queridos (vale incluir os nossos amados pets). Porém, sempre cabe espaço para um novo ritual.

 

Você já pensou em criar seu próprio ritual de chá (ou da bebida que preferir) de inverno? Ok, se você está aqui é porque provavelmente já deve ter um, mas seria bem legal incluir novos comportamentos durante o seu ritual.

 

Sabia que esse ritual pode incluir muitas memórias durante o seu preparo? Pare e pense se ao escolher uma xícara, caneca ou copo existe alguma ligação com algo que já passou? Como por exemplo, gosto da xícara baixa e larga porque minha avó só usava xícara assim ou gosto da caneca, porque meu pai sempre usava uma, justificando que cabia mais e não precisava levantar para repetir. Reparou que você tem uma ligação com algo ou alguém que lhe marcou.

 

Depois, vem a escolha da bebida e a forma de prepará-la. Se pergunte: quem me apresentou essa bebida? Que sensação eu tive quando bebi pela primeira vez? Tenho a mesma sensação todas as vezes que eu bebo? Consegui acertar o preparo logo na primeira vez? É muito prazeroso fazer esse exercício com a nossa memória durante o preparo e, ainda melhor, quando podemos compartilhar essa memória com alguém!

 

E agora, com a bebida pronta, tem que esperar a temperatura exata para degustá-la e só você sabe qual é!!! Por inúmeras tentativas e erros, você já consegue determinar o momento exato de encostar a boca ou a língua para ter as primeiras experiências gustativas com a sua bebida escolhida.

 

Com esse aroma e sabor, aí sim a memória viaja no tempo e ajuda a aquecer o corpo e o coração!