29/06/2022

Será que é possível desconstruir um hábito ou modificá-lo?

Hábito é uma palavra um pouco difícil de definir, mas que está tão presente em nosso cotidiano…. Hábito é, na verdade, aquilo que repetimos dentro de um período de tempo. Temos hábitos comuns como o de escovar os dentes ou tomar banho, mas temos hábitos bem particulares como por exemplo, só dormir com meias ou o de mexer no celular assim que abrimos os olhos ao acordar.

 

Muitas vezes repetimos algo apenas por crença, por simples repetição ao que nossos pais/avós faziam, sem pensar muito sobre o ato em si. Quantas vezes já se pegou fazendo algo que nem percebeu que estava fazendo? Provavelmente, foi um hábito já incorporado.

 

Por outro lado, temos hábito(s) que já identificamos e classificamos como ruim ou errado, mas que não conseguimos nos livrar. Os hábitos são criados a partir de uma situação/momento que gera uma "permissão" para que este hábito se transforme em uma rotina concluída com sucesso e, assim, vem a recompensa cerebral, com as sensações fisiológicas tão desejadas.

 

Trazendo um exemplo mais concreto, algumas pessoas têm o hábito de tomar um cafezinho após o almoço e junto com ele, um docinho. Pronto, assim já temos a situação e a permissão para um hábito e, depois disso, a alegria e a felicidade como recompensa fisiológica. Claro que, depois disso, podemos ter um certo arrependimento, mas isso vai ficar para outra história…

 

Parece fácil desconstruir esse hábito, mas depois do almoço a vontade de um café e de um doce ficam mais intensas e sempre achamos uma forma de suprir essa vontade, encontramos diversas frases justificativas para manter esse hábito já incorporado na rotina.

 

Para desconstruir esse hábito é necessário mudar alguns "caminhos", que podem transitar entre descobrir os motivos que o levam a esta situação ou a sensação maravilhosa de felicidade. 

 

Como estratégia para mudar esse hábito você pode tentar outras alternativas que tragam a mesma sensação de felicidade no final. Pode tentar uma caminhada com bate papo após o almoço, ou uma fruta com corte diferente como pós almoço ou experimentar um chá com cafeína e com um delicioso aroma de sobremesa. O importante é testar novas alternativas para modificar hábitos e encontrar a sensação fisiológica que você busca ao justificar uma rotina.

 

O hábito transforma! E para criar um hábito, basta o primeiro passo, depois outro e mais outro. Em nosso caso, se cria de gole em gole, no aroma e na textura de um delicioso chá.